Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros, uma nova agenda para os próximos 15 anos. A Agenda 2030 inclui os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como meta a luta pelos direitos humanos, o combate à pobreza, a desigualdade social e a injustiça, o alcance da igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, soluções contra mudanças climáticas e a garantia de direitos básicos.

Além das metas estarem direcionadas ao poder público de cada país, a Agenda 2030 busca o comprometimento de diversas instituições, da sociedade civil e de empresas, portanto, é por isso que a TV TEM, parceira do projeto ÓLEO DO BEM, se tornou a primeira emissora de TV no Brasil a aderir os ODS.

Uma das ações da emissora foi a criação da plataforma Parte de VC!, que busca reforçar os ODS por meio de iniciativas da empresa voltadas aos pilares da agenda, como a sustentabilidade, apresentada através de diversos projetos como o ÓLEO do BEM.

O projeto ÓLEO DO BEM engloba 12 dos 17 objetivos propostos pela ONU, sendo eles: Objetivo 3 - Boa Saúde e Bem-Estar; Objetivo 4 - Educação de Qualidade; Objetivo 6 - Água Potável e Saneamento; Objetivo 7 - Energia Limpa e Acessível; Objetivo 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura; Objetivo 10 - Redução das Desigualdades; Objetivo 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; Objetivo 12 - Consumo e Produção Responsáveis; Objetivo 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima; Objetivo 14 - Vida na Água; Objetivo 15 - Vida Terrestre; Objetivo 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

Saiba mais sobre o projeto ÓLEO DO BEM


Fonte: Instituto Triângulo; ODS Brasil; TV TEM.

Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite