Alguns estabelecimentos ou residências ainda jogam o óleo de cozinha direto nas pias, ou seja, nas redes de esgoto, isso porque, desconhecem o prejuízo dessa prática. Um dos principais problemas acarretados pelo descarte incorreto de óleo de cozinha é a contaminação do solo, da água, do ar, dos animais e dos seres humanos.

Mas existe um método simples para evitar que o óleo de cozinha seja lançado na rede esgoto: a reciclagem. Após o descarte consciente do óleo, há muitas possibilidades de utilizá-lo como matéria prima de produtos como: resina para tintas, sabão, detergente, ração para animais e biocombustíveis.

Existem iniciativas que já estão desenvolvendo biocombustível a partir do óleo de cozinha. No Brasil, há várias universidades que promovem projetos, como no caso das Universidade de Itaúna (UI) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que em 2008 criou a primeira usina móvel de biodiesel do mundo, esta que ganhou força após a fusão de processos mecânicos e químicos de produção que tornou ainda mais viável a iniciativa.

O processo de transformação do óleo de cozinha em biocombustíveis começa por meio da filtragem, que retira todo o resíduo acumulado pela fritura. Logo após, é removida a água misturada ao produto. Depois, o óleo passa por uma purificação química que irá retirar os resíduos restantes. Então, para concluir esse processo, é adicionado o álcool de uma substância catalisadora e tudo é colocado em um reator com temperaturas específicas para ele se transformar em biocombustível.

Os biocombustíveis possuem muitas vantagens, como o menor índice de poluição com a sua queima e processamento. Além disso, a possibilidade de serem cultivados e renováveis gera mais empregos em sua cadeia produtiva e aumenta os índices de exportações do país.

Mas é preciso mencionar que a produção de biocombustíveis exige a necessidade de amplas áreas agricultáveis, podendo intensificar o desmatamento devido à expansão da atividade agrícola, concorrendo assim com a produção de alimentos.

Contudo, a produção de biocombustíveis acontece de forma favorável em países que possuem uma larga extensão territorial com capacidade de produzir uma grande quantidade de matérias-primas, como no caso do Brasil.

O biocombustível pode ser uma alternativa sustentável à poluição do ar pois, segundo o governo federal, além de inibir a dependência ao petróleo, pode ser uma fonte de energia renovável que o país pode e deve oferecer a toda população.


Fonte: Só Biologia; Estado de Minas; Biodieselbr; Brasil Escola.

Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite.