A democratização do acesso a internet permitiu que as pessoas compartilhassem na rede suas experiências e habilidades. Passando por qualquer site de busca é possível encontrar os famosos tutoriais, que vão de receitas da vovó até tentativas de reproduzir produtos do dia a dia, e é neste segundo caso que mora o perigo.

O sabão caseiro é um exemplo disso: em uma pesquisa básica na internet encontram-se diversas receitas de como fazer o produto e até formas de comercializar. E em quase todas as receitas, uma das matérias primas mais utilizadas para fazer o sabão caseiro é o óleo de cozinha usado. Porém, apesar da boa intenção de reciclar este resíduo e de ganhar dinheiro comercializando o sabão, os riscos são maiores que os benefícios.

Um dos elementos mais usados para produzir o sabão caseiro é a soda cáustica, que quando manipulada de forma inadequada com outros produtos químicos pode causar queimaduras, problemas respiratórios e até a morte.

Além disso, o risco de explosão é enorme. No Brasil, há vários relatos de que a produção de sabão caseiro teve consequências irreversíveis devido às explosões, o que acarretou na perda de bens materiais e danos importantes à saúde.

Outro contraponto é que o sabão caseiro não tem a mesma eficácia que o sabão produzido em empresas especializadas, pois o pH é mais ácido do que o pH alcalino, o qual é recomendado para evitar a proliferação de bactérias. Outro detalhe é a falta de uma embalagem contendo todas as informações necessárias sobre o processo de produção e testes, além das informações da empresa e aprovação dos órgãos reguladores.    

Como transformar óleo usado em sabão de forma segura?

A melhor forma de reciclar o óleo de cozinha usado transformado em sabão é através da doação para empresas ou projetos que fazem todo o processo de reciclagem e produção do sabão caseiro de forma segura.

No ÓLEO DO BEM, ao entregar uma garrafa pet com 2 litros de óleo de cozinha usado em um dos pontos de coleta cadastrados, o doador recebe, em troca, 2 barras de sabão para uso na limpeza doméstica, feito com todo o cuidado e qualidade possível.

Confira aqui os pontos de coleta do ÓLEO DO BEM.


Fonte: Tilt / Uol; ABQ - Associação Brasileira de Química.

Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite