O início do projeto terá como foco escolas e a comunidades em geral.

No dia 9 de agosto, segunda-feira, inicia na cidade de São José do Rio Preto a campanha Óleo do Bem, que tem como objetivo promover a educação ambiental por meio do descarte correto do óleo de cozinha usado.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo (Abiove), em média, uma família brasileira consome 4 litros de óleo por mês. Além disso, apenas 1 litro de óleo pode prejudicar cerca de 25 mil litros de água. Isso porque, descartando o óleo de cozinha incorretamente através de ralos, o óleo causa a deterioração das tubulações e da rede pública de esgoto. E para consertar este problema é necessária a utilização de substâncias altamente tóxicas para o desentupimento, um processo que causa danos significativos ao meio ambiente.

Quando chega aos rios e mares o óleo de cozinha tem capacidade de influenciar negativamente no desenvolvimento de toda a biodiversidade das águas e seus arredores.

Portanto, foi pensando nisso que surgiu o Óleo do Bem, uma parceria entre o TEM+, o Instituto Triângulo e a Cerol Óleo Vegetal que tem o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre o descarte de óleo de cozinha e consequentemente, diminuir os impactos ambientais.

Por meio de uma série de eventos, palestras, ações, conteúdos sobre sustentabilidade e um desenho animado, o Óleo do Bem quer levar para São José do Rio Preto a educação ambiental.

O município foi escolhido como a primeira cidade a receber o projeto devido ao seu histórico de cidade sustentável. A partir desta semana, os moradores de Rio Preto estão convidados a fazer sua parte. Ao entregar uma garrafa pet com 2 litros de óleo de cozinha usado em um dos pontos de coleta disponíveis no site do Óleo do Bem, o doador recebe, em troca, 2 barras de sabão para uso na limpeza doméstica. Todo óleo recolhido será enviado para ser transformado em sabão ou outros produtos.

Várias organizações sociais, escolas públicas e particulares e demais estabelecimentos também participam do projeto, como ponto de coleta. Em cada ponto há um latão coletor e materiais de conscientização. Além disso, o projeto está aberto para a participação de mais instituições que queiram ser pontos de coleta do Óleo do Bem.

A campanha também conta com o patrocínio e apoio das seguintes instituições e marcas: Vila Velha, TV TEM, Prefeitura de São José do Rio Preto, CETESB, ACIRP e Associação Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus.

Por meio do site www.oleodobem.com é possível encontrar os pontos de coleta, notícias sobre sustentabilidade e mais informações sobre como participar do projeto.


Fonte: Abiove.

Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite