Não é novidade que o óleo de cozinha é um terrível fator contaminante para a água e o solo. Muitas pessoas querem realizar o descarte consciente desses resíduos, porém não sabem por onde começar.

Portanto, listamos 5 passos para descartar o óleo de cozinha de forma correta:

1 - Após utilizar o óleo de cozinha, não coloque diretamente no recipiente, isto porque o óleo pode estar em uma temperatura capaz de causar queimaduras e até derretimento de recipientes de plástico. O ideal é esperar que o óleo atinja a temperatura ambiente, o que demora em torno de 1 ou 2 horas.

2 - Que tal unir o útil ao agradável? Logo após o resfriamento do óleo de cozinha, coloque-o em uma garrafa pet, dessas de plástico de refrigerante ou suco. Assim, você poderá saber a quantidade de óleo que está armazenando e, ainda, destinar a garrafa para um fim mais sustentável, assim poderá saber a medida de óleo que contém no recipiente e usar um resíduo que também causa poluição para um fim mais sustentável. As garrafas pets usadas como recipientes no projeto ÓLEO DO BEM também são recicladas.

3 - Após juntar 2 litros de óleo em uma garrafa pet, entregue no ponto de coleta mais próximo. Mas, atenção: Verifique se o ponto de coleta é certificado para o descarte destes resíduos. Os pontos de coleta do ÓLEO DO BEM são certificados e estão disponíveis em vários horários e regiões de sua cidade. Confira o mais próximo da sua casa aqui.

4- Para cada 2 litros de óleo de cozinha usado entregue nos pontos de coleta do ÓLEO DO BEM, você ganha duas barras de sabão ecológico. Além de descartar um resíduo da melhor forma, você também ganha um dos produtos em que este resíduo pode ser transformado.

5 - O quinto passo é simples. Compartilhe sua iniciativa com seus familiares, amigos, vizinhos e aumente esta corrente do bem. Lembre-se que cada pessoa que descartar o óleo de cozinha de forma consciente é um passo para um futuro mais sustentável.


Fonte: eCycle

Por: Monique Nunes

Sob supervisão de Fábia Leite