Duas datas importantes nos convidam a pensar mais sobre o cuidado com o nosso planeta: o Dia Mundial da Água, celebrada em 22 de março, e o Dia da Terra, que acontece um mês depois, em 22 de abril.

Atitudes como reciclar o óleo de cozinha usado colaboram imensamente com a preservação do nosso planeta. Se jogarmos apenas 3 colheres de sopa de óleo de cozinha usado no ralo da pia, por exemplo, ele pode contaminar até 1.000 litros de água, 1m3! Além disso, a decomposição do óleo, assim como de todo material orgânico, emite metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de nitrogênio na atmosfera, gerando gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento terrestre.

Para estimular a discussão sobre esses temas e a adoção de hábitos mais sustentáveis, o projeto Óleo do Bem lança uma nova campanha para valorizar o engajamento das escolas e de todos os pontos de troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão que fazem parte desse grande movimento que já ajudou a preservar 2,9 bilhões de litros de água pois encaminhou para reciclagem mais de 116 mil litros de óleo usado.

Nesta nova campanha, os pontos de coleta que arrecadarem mais de 100 litros de óleo no bimestre março-abril receberão 1 kit com mochila, estojo, certificado digital de Embaixador Óleo do Bem e medalha (a medalha será enviada apenas para pontos de coleta que forem escola pois é destinada aos alunos mais engajados). Além disso, a cada 50 litros adicionais arrecadados, o ponto de coleta recebe um kit com 3 brindes Óleo do Bem variados (squeeze, lápis cor, mini moleskine, copo retrátil etc.).

São 120 kits de mochila/estojo/medalha e 60 kits com brindes Óleo do Bem disponíveis. Se mais de 120 pontos de coleta que atingirem os 100 litros, eles serão classificados pela quantidade de óleo coletado e os 120 que arrecadarem mais litros de óleo receberão os kits. A mesma lógica se aplica aos brindes. Serão computados para campanha os litros de óleo coletados até o dia 30 de abril.

Bóra divulgar essa novidade e, principalmente, a razão de celebrarmos o Dia Mundial da Água e o Dia da Terra?

Se sua escola ou estabelecimento é um ponto de coleta do projeto Óleo do Bem, entre em contato com a gente e solicite material de apoio para divulgar a campanha contato@oleodobem.com ou através do WhatsApp de solicitação de coleta.


22 DE MARÇO É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A vida no planeta Terra só é possível graças à presença de água. Por isso, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O Dia Mundial da Água tem como objetivo discutir assuntos importantes relacionados com esse recurso natural, seu uso e preservação.

22 DE ABRIL É O DIA DA TERRA

O Dia da Terra é uma data importante para refletirmos a respeito de como nossas ações podem impactar negativamente a vida no nosso planeta, de mudança de comportamento para que consigamos deixar um planeta saudável para as próximas gerações e de cobrarmos medidas mais eficientes de preservação da natureza.