Reciclar o óleo de cozinha é uma ótima opção para contribuir com o nosso planeta no seu dia a dia.

O óleo usado, quando descartado de maneira incorreta, causa danos ao meio ambiente, e isso nós já sabemos. Que esse mesmo óleo pode ser reciclado e se transformar em outros produtos a gente também já sabe. Mas afinal, quais são esses produtos?

O sabão, por exemplo, é um dos produtos mais popular fabricado a partir do óleo de cozinha usado. Muitas famílias usam essa produção como forma de adquirir renda extra. E na sua casa, talvez você encontre outros itens que podem conter o óleo de cozinha reciclado, como detergentes e sabonetes. Muito legal né?!

Outro exemplo interessante que podemos citar é a utilização do óleo usado na fabricação de tintas! Sabe aquelas cores bonitas que vemos enfeitando os muros por aí? Pois é, elas também podem ser fabricadas utilizando o óleo de cozinha como um dos seus ingredientes. Algumas empresas reconhecem que além da importância de diminuir o impacto ao meio ambiente, implantar a reciclagem do resíduo em sua organização ajuda na redução dos custos de produção também.

O biodiesel está na nossa lista também. Usado em todo o mundo, no Brasil, desde 2019, é obrigatório que todo litro de diesel tenha um percentual de biodiesel. O biodiesel pode trazer benefícios econômicos, sociais e principalmente ambientais e vem ganhando cada vez mais espaço.

Com tantas opções de uso, fica fácil entender porque desperdiçar o óleo de cozinha usado na pia ou no chão é algo que deve ser banido de nossas vidas, né?  Com o projeto Óleo do Bem você faz a sua parte e ajuda o óleo a continuar seu ciclo, sendo útil por muito mais tempo ao se transformar em outro item. São mais de 100 pontos de coleta do projeto espalhados pela cidade de São José do Rio Preto. Vem que a gente aguarda por você!

Por: Natiele Borges da Motta

Sob supervisão de Fábia Leite