O óleo de cozinha é um dos produtos mais utilizado no preparo das refeições. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos (Abiove), uma família consome em média 4 litros de óleo por mês, isso, sem contar com as grandes indústrias e comércios que também fazem o uso desse produto.

Grande parte desse resíduo é despejado em pias, vasos sanitários e lixo comum. Isso acontece, devido à falta de conhecimento da população em relação aos danos ambientais que podem ser causados. Com apenas um litro de óleo, é possível contaminar 25 mil litros de água.

O óleo é mais denso que a água, e quando exposto nas superfícies dos rios, impede a entrada de luz e do oxigênio, afetando as espécies aquáticas. No solo, o óleo é absolvido pelas plantas, e afeta os agentes responsáveis pela nutrição do solo, além de causar a impermeabilidade, contribuindo para as grandes enchentes que vemos por aí.

Existe também o processo de decomposição do óleo, que libera o gás metano na atmosfera. Esse gás é cerca de 20 vezes mais poluente do que o próprio gás carbônico e colabora com o aumento do efeito estufa, diretamente ligado com o aquecimento global.

Além de tudo isso, quando usamos determinados produtos químicos para desentupir encanamentos, também jogamos no ar elementos poluentes.

Considerando todos os danos que o óleo usado pode causar, fica evidente a necessidade de nos unirmos para combater a poluição e proteger nosso planeta.

E com o projeto Óleo do Bem isso fica mais fácil!

Encontre no nosso site o ponto de coleta mais próximo de você e participe também. A cada dois litros de óleo doado, você recebe duas barras de sabão ecológico.

Vamos juntos fazer a diferença!

Por:  Natiele Borges da Motta

Sob supervisão de Fábia Leite